A redução de preços é o tipo mais famoso de
promoção de vendas e também o mais perigoso. Mais de um mercado já foi
estragado porque as empresas começaram uma guerra de preços, diminuindo suas
margens de lucro até o ponto em que não havia mais como permanecer no mercado.
Além disso, o consumidor tem mais resistência a uma
alta de preço do que é favorável a uma redução. Ao terminar a promoção, o
consumidor pode achar que está havendo um aumento de preço. Para evitar que
isso aconteça, duas medidas são aconselhadas: a primeira delas é criar uma
perspectiva de preço. Assim, coloca-se o preço normal, geralmente cortado por
um X e o preço promocional, em destaque. Outra opção é usar as expressões “De” e
“Por”. Por exemplo: “De R$20,00 por R$ 15,00” . Essa estratégia tem a vantagem de criar
uma perspectiva de qualidade. Se 20 reais for um preço alto, típico de produtos
de boa qualidade, o consumidor acredita que está ganhando cinco reais.
Outra atitude importante é deixar bem claro até
quando vai a promoção, dando ou uma data ou usando a expressão “Até quando
acabar o estoque”.
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