A compra por impulso acontece quando o consumidor compra algo que não
estava pensando em levar para casa. É o caso do homem que entra na padaria para
comprar um pão e leva também um jornal, ou da mulher que vai ao supermercado
comprar macarrão e leva, também, um refrigerante.
Muitas lojas criam estatégias para incentivar a compra por impulso, mas
outras geram verdadeiras barreiras a esse tipo de compra. Algumas das barreiras
são: a má localização da loja, ou do produto, a fachada feia, a falta de
iluminação ou iluminação malfeita,
prateleiras desorganizadas, a falta de preços na vitrine ou no produto e a
falta de simpatia dos funcionários, entre outros.
A falta de preços no produto, por exemplo, é um erro gravíssimo. Ninguém
gosta de perguntar preços. A maioria dos consumidores prefere não comprar a
perguntar quanto custa, principalmente por medo de o produto estar caro. O
preço visível pode ser um ótimo argumento para comprar, especialmente se o
produto estiver barato.
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