quarta-feira, fevereiro 08, 2017

Técnicas quantitativas

OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA

Nessa técnica, o observador, munido de uma listagem de comportamentos, registra a ocorrência dos mesmos durante um período de tempo.

         Quem já leu o Analista de Bagé, de Luís Fernando Veríssimo, conhece o procedimento:

Enquanto preenche a ficha, Lindaura, a secretária, dá uma cuia de chimarrão em formato de seio ao paciente. A seguir ela anota as reações do mesmo em uma lista de comportamentos: quis chupar a cuia em vez da bomba; começou a gemer e a acariciar a cuia; atirou a cuia contra a parede.

         Para evitar interferências, é comum se utilizar câmeras na observação sistemática. É uma situação semelhante ao do programa Big Brother.

QUESTIONÁRIO

É um tipo de entrevista em que perguntas e respostas são fechadas e o informante apenas escolhe entre as várias opções de respostas dadas pelo entrevistador.

O uso de questionário requer algumas condições:

         O pesquisador deve saber exatamente o que procura, o objetivo de cada questão;

O informante deve compreender perfeitamente as questões, portanto cuidado com o repertório do informante;

O questionário deve seguir uma estrutura lógica. Deve ser progressivo (do mais simples ao mais complexo), conter uma questão por vez e ter linguagem clara.

Exemplo:
Dentre os sabores de sorvete abaixo, qual é o que você mais gosta?
(  ) Açaí
(  ) Chocolate
(  ) Morango
(  ) Creme
ATENÇÃO: Jamais pergunte em um questionário por quê? A grande maioria dos informantes simplesmente vai ignorar essa pergunta.

ENTREVISTA DIRIGIDA

A entrevista dirigida é um método diferente do questionário, em que o informante apenas escolhe uma entre várias possibilidades. Enquanto o questionário já tem perguntas e respostas fechadas, na entrevista apenas as perguntas são fechadas, ficando as respostas por conta do informante. Mas importante: todos os informantes devem responder às mesmas perguntas para que seja possível a tabulação das respostas.

Exemplo:
Qual o sabor de sorvete que você mais gosta?
         É possível fazer questionários mistos, com perguntas abertas e fechadas, especialmente quando se torna difícil prever todas as possibilidades de respostas.
Exemplo:
Você trabalha? (  ) Sim (  ) Não
Qual a sua profissão?

         No caso acima a impossibilidade de prever todas as respostas para a pergunta faz com que o melhor seja deixar a resposta em aberto. 

Sem comentários: