segunda-feira, março 13, 2017

Por que o eixo perdeu a guerra da África?

A principal razão para a vitória aliada no continente africano está na pequena ilha de Malta, tomada do domínio francês pelos ingleses em 1800.
Os alemães e italianos dependiam dos alimentos e equipamentos que vinham da Europa, da Sicícilia e indo para o porto de Tripolânia, no norte da África. A ilha de Malta, postada estrategicamente entre esses dois pontos, eram o local de onde saiam os ataques ingleses aos navios do Eixo.
Se os militares italianos fossem mais estratégicos, teriam atacado Malta logo no início da guerra, quando ela ainda estava desprotegida. Mas como isso não foi feito, os ingleses fortificaram a ilha a ponto dela se tornar inexpugnável.
Quando os alemães resolveram ajudar os italianos, tentaram tomar a ilha, mas foram rechaçados. Diante disso, e das perdas sofridas pelos alemães na ilha de Creta, Hitler desistiu de tentar tomar Malta. Foi um erro estratégico. Até 77% dos navios do Eixo que cruzavam o Mediterrâneo eram afundados pela marinha inglesa. Só um ataque, ao cargueiro alemão Preussen custou aos alemães 200 homens, mil toneladas de alimentos, 6 mil toneladas de munições, mil toneladas de combustível, 320 tanques e caminhões de transporte.

Com a rota de suprimentos e armas transformada em um cemitério de armas e homens, os Afrikan Korps não tiveram como resistir aos aliados. 

Sem comentários: