segunda-feira, maio 01, 2017

HQ francesa que inspirou Star Wars é lançada no Brasil

RIO — O lançamento de “Star wars”, em 1977, deu início a um fenômeno. O universo de fantasia do diretor George Lucas cativou o mundo com uma saga que envolvia robôs, seres de outros planetas, viagens espaciais e protagonistas heroicos.
Aquele sucesso, contudo, soou estranho para dois franceses. Dez anos antes, o escritor Pierre Christin e o artista Jean-Claude Mézières haviam lançado uma história em quadrinhos que, de certa forma, “antecipava” muitas das criações de Lucas. Publicada a partir de 1967, a série “Valerian” tem uma protagonista empoderada que se vestia com trajes exóticos, um aventureiro preso num bloco de pedras, um vilão que usava máscara para esconder as queimaduras do corpo, além de naves e aliens que pareciam desenvolvidas sob os mesmos moldes do filme de Lucas.
Comparação de cenas de 'Valerian' e 'Guerra nas estrelas' - Reprodução
Nos anos seguintes, da mesma forma outras produções como “Conan, o bárbaro” (1982) e “Avatar” (2009) apostaram num visual muito mais próximo de “Valerian” do que seus realizadores aceitaram admitir.
— Eu escrevi duas vezes para o George Lucas em 40 anos. E nunca obtive uma resposta. Ninguém tampouco o ouviu mencionar a influência de “Valerian” uma única vez — afirma Mézières, aos 78 anos, em entrevista ao GLOBO. — Se hoje se comenta sobre a influência dos meus desenhos em “Star wars”, é porque eu e alguns amigos jornalistas falamos sobre isso. Mas não passo a vida assistindo a filmes e me perguntando “o que roubaram do meu trabalho?”. Sei que foi usado muitas vezes. Mas... Vamos em frente.
Os fãs brasileiros podem tirar suas conclusões sobre como a história da dupla Valerian e Laureline, um casal de agentes que viajam no tempo e no espaço, influencia até hoje outras obras de ficção científica. O clássico quadrinho francês começa a ser relançado no Brasil, em sete volumes que trarão as 21 graphic novels publicadas até 2010. O trabalho é da editora Sesi-SP, e a expectativa é que os três primeiros volumes estejam disponíveis ainda em 2017. O primeiro chega às livrarias agora em maio.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/livros/hq-francesa-que-teria-inspirado-star-wars-relancada-no-brasil-21277764#ixzz4frwL1pqu 

Sem comentários: