sábado, julho 21, 2018

Quem foi Joseph Mengele?


Mengue foi um dos principais criminosos de guerra nazistas, responsáveis por alguns dos momentos mais cruéis da perseguição a judeus, ciganos e outras minorias. No campo de Auschwitz era chamado de Anjo da morte.
Mengele nasceu na Alemanha, em 1911 e estudou medicina e filosofia na Universidade de Munique.  Foi discípulo de Ernst Rudin, um cientista que defendia que os médicos tinham o dever de eliminar criaturas indesejáveis, como judeus, ciganos, homossexuais e deformados.
Em 1943 foi designado para Auschwitz como Coronel-Médico da SS. Lá, comandou o massacre de judeus. Ao separar os que iam morrer dos iam sobreviver, ele escolhia para seu zoológico aqueles que seriam vítimas de suas terríveis experiências. Era realmente fascinado por gêmeos. Quando um deles morria, mandava imediatamente matar o outro para poder fazer uma autópsia simultânea, comparando as duas fisiologias.
Também gostava de anões de deficientes físicos. Apreciava de dissecá-los vivos, sem anestesia, na tentativa de provar que as deformidades eram fruto da miscigenação das raças.
Também comandou experiências sobre calor e frio, indentificando até que ponto o ser humano podia aguentar os extremos desses dois estados.
Há o caso de dois gêmeos, que ele amputou e uniu, para saber se haveria rejeição. Eles gritaram de dor até a morte por gangrena.
Ele também injetava pinta azul nos olhos de crianças, na tentativa de transformá-las em arianos puros.

Com o fim da guerra, fugiu e escondeu-se na Alemanha até 1949. Depois foi para a Argentina e para o Brasil, onde viveu num sítio próximo de São Paulo, ouvindo Mozart e Wagner e sustentado por amigos nazistas. Morreu afogado numa praia de Bertioga, em 1979. 

Sem comentários: