sábado, outubro 13, 2018

Quem foi George Smith Patton?


Patton foi um dos mais importantes e mais controversos generais da II Guerra Mundial. Ele foi responsável por uma campanha relâmpago na França. Seus carros avançavam tanto que corriam o risco de ficarem isolados no campo inimigo. Aparentemente só parou porque faltou combustível. Ao queixar-se com o general Montgomery, ele teria dito uma de seus polêmicas frases “Os meus homens podem comer cintos, mas os meus carros precisam de gasolina”.
Quando começou a ofensiva germânica nas Ardenas, Patton realizou sua maior proeza ao quebrar o cerco de Bastogne. Com esse feito, sua popularidade entre os norte-americanos aumentou consideravelmente, fazendo com que aumentasse também sua já enorme vaidade.   
Em 1918, durante a I Guerra,  Patton já havia dado mostras de sua personalidade ao tentar ocupar, acompanhado de apenas um soldado, uma colina ocupada pelo inimigo, ocasião em que ficou seriamente ferido.
Ele comandou o VII Exército na invasão à Sicilia, capturando Messina antes de seu rival, o britânico Montgomery, com quem mantinha um duelo pelas honras da opinião pública anglo-norte-americana.
Não era um grande estrategista, mas um especialista na arte da mobilidade.
Terminada a guerra, demonstrou pouco interesse pelo processo de desnazificação, a ponto de ser acusado de ajudar amigos nazistas.
Morreu em um acidente de automóvel em 1954. 

1 comentário:

josiel vieira de Araújo disse...

Oi Gian, tem outras coisas que gostaria de pontuar sobre o Patton, conhecido como "Velho Sangue e Tripas" por seus soldados. Patton foi o responsável direto pela adoção do tanque M4 Shermann pelos EUA, considerado um dos piores, senão o pior, tanque médio da II Guerra, sendo muito mais vulnerável que os Panzer V Panther ou o Panzer VI Tiger, que eram incomparavelmente mais bem blindados e com canhões mais potentes. Por muito tempo ouviu-se a cantilena que o Shermann "era pior, mas era mais fácil de produzir", o que não justifica as taxas altíssimas de baixas durante a campanha da invasão da Europa pela Normandia. Simplesmente os Shermanns eram destruídos numa taxa maior do que eram produzidos, e se não fosse a atuação da força aérea aliada com seus p-47, typhoons e outros os panzers alemães teriam exterminado o 3. Exército de Patton. Mas por que, podendo-se criar um tanque melhor, a escolha norte-americana caiu no Shermann? Isso deveu-se em grande parte ao egocentrismo de Patton. Ele queria que os seus objetivos militares fossem rapidamente atingidos, e por isso exigiu a adoção de um tanque rápido, mesmo que fosse fraco em blindagem e em poder de fogo. Um tanque minimamente melhor seria mais pesado e portando lento para as pretenções de Patton, que queria conquistar a Europa como numa carga de cavalaria dos velhos tempos. E com essa sua visão "romântica" e imediatista ele condenou milhares de tripulantes dos Shermanns à morte, pois entre os alemães o Shermann era conhecido como "isqueiro", pois bastava um golpe para soltar chamas. De fato, muitos "ases" dos panzer destruíram 30, 40, 50 Shermanns em suas carreiras militares. E ao mesmo tempo muitos dessses ases só foram mortos através dos caça-bombardeiros aliados. então o m-4 era quase uma isca viva para atrair os tanques alemães. Outro dado que eu queria comentar é que ele morreu ainda na década de 40, acho que foi mesmo em 45 ou 46, antes mesmo da construção do muro de Berlin. Abs do Josiel