domingo, dezembro 08, 2019

Conan – a filha de Zukala



Quando começaram a produzir a revista de Conan, Roy Thomas e Barry Smith não tinham muita noção de como trabalhar o personagem – algo que só foi sendo apurado e desenvolvido com o tempo. Exemplo dessa abordagem equivocada é A filha de Zukala. A história deveria ter sido publicada no número 3 da revista, mas foi remanejada para o número cinco para que o desenhista tivesse tempo de fazer as alterações necessárias – mesmo assim é uma história muito inferior à média.
Na HQ, Conan está negociando uma espada numa feira de um vilarejo quando este é atacado por um tigre encantado – a filha do bruxo Zukala, que exige o pagamento de um tributo.
Para começar, um problema: o desenhista não sabia desenhar tigres. Em alguns momentos parece um felino deformado, em outros, um cachorro. Considerando-se que esse animal aparece na maior parte da história, esse é um problema grave.
Mais à frente aparece um demônio invocado pelo bruxo Zukala – e o demônio muda de tamanho sem explicação. Em alguns momentos é do tamanho de Conan, em outros grande como um elefante. Esse problema de proporção aparece até mesmo entre os aldeões – em alguns momentos eles parecem anões, em outros, de estatura normal.
Além disso, é óbvio demais que Barry-Smith está emulando Jack Kirby, algo que não combina com o estilo da história.
O texto também não ajuda. Conan fala como o Thor dos quadrinhos: “Nunca favoreci a noção de fugir como uma lebre... não quando estou empunhando uma espada... muito menos ao ver pessoas indefesas à mercê da morte! Não posso abandonar uma criança... e sua formosa guardiã!”. Alguém consegue imaginar o Conan que conhecemos dizendo palavras como mercê, noção, formosa guardiã?
Nessa história, não só Conan não fala como Conan, como também não age como Conan. Ele parece um benfeitor disposto a enfrentar um poderoso feiticeiro para ajudar uma comunidade. Da mesma forma, a paixão da filha de Zukala parece artificial e apressada. Ela mal o vê e já se apaixona.
E pensar que na versão original, antes das mudanças as coisas eram ainda piores: numa das sequências o demônio alado morrria caindo de ume torre!

Sem comentários: