segunda-feira, dezembro 09, 2019

Jornada nas estrelas - o senhor de Gothos



O senhor de Gothos é um daqueles episódios que mostram a que nível de criatividade poderiam chegar os roteiros de Jornada nas estrelas.
No episódio, a Enterprise é capturada pela órbita de um planeta. Sulu e Kirk desaparecem da ponte e McCoy e dois outros tripulantes descem para procurá-los. Lá, eles se deparam com um local que emula os castelos terrestres. Lá dentro encontram Trelane, um que ser que aparece para eles como um militar do século XIX apaixonado pelas guerras terrestres.
Estabelece-se aí um jogo de gato e rato, que Trelane criando situações para sua diversão, como um duelo de pistolas entre ele o Capitão Kirk e a tripulação tentando escapar de seu domínio.
A solução final, sobre quem é Trelane é absolutamente criativa e inesperada (embora totalmente coerente, inclusive com a interpretação inspirada de William Campbell no papel).
O episódio trata de um tema caro a Jornada: pessoas que não sabem lidar com seu poder e se tornam tiranos. O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente.

Sem comentários: