Para começar, reuniões não podem demorar mais de uma hora. Depois desse tempo, a maioria dos presentes simplesmente se desliga ou desconcentra.
Reuniões de brainstorm, por serem mais descontraídas, podem demorar mais, mas mesmo elas não podem se estender muito. O publicitário Walter Longo tem uma frase interessante sobre o assunto: "Reunião de brainstorm é que nem motel: não resolveu em duas horas, volte para casa".
Abaixo, algumas dicas sobre como transformar reuniões em algo produtivo:
2) Reuniões de brainstorn podem demorar mais e serem mais confortáveis, inclusive com os participantes sentando-se em sofás e pufs. Mas não podem demorar mais do que duas horas.
3) Não faça reuniões de informes. Para informes, existem outros mecanismos, como e-mails, jornal da empresa, etc. Se for necessário dar informes durante as reuniões, isso deve ser feito nos primeiros cinco minutos. Não dê informes e depois abra para discussão. Se é interessante para os presentes saberem que a empresa aumentou o seu lucro em 10% no ano anterior, com certeza não é interessante começar uma discussão filosófica sobre o significado da palavra lucro.
4) Faça uma pauta da reunião, com tempo para discussão de cada item. Isso evita que se passe um tempo muito longo num assunto menor e assuntos mais importantes possam ser melhor discutidos.
5) Limite o tempo de participação de cada pessoa. Se deixar aberto, muitos vão querer gastar 40 minutos dicutindo sexo dos anjos. Com um tempo limitado, as pessoas tendem a ser mais objetivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário