domingo, junho 28, 2020

A volta de Condorito



Condorito é o personagem símbolo dos Andes. Criado em 1949 pelo chileno Pepo, o personagem é até hoje um grande sucesso, sendo publicado no Chile, Peru, Argentina e mais uma dezena de países. No Brasil, o personagem é quase desconhecido. Foi publicado na década de 1980 pela RGE e pela Maltese na década de 1990. E agora volta num álbum da editora Quadriculando financiado via Catarse.
Condorito não tem aventuras, mas piadas curtas, na maioria das vezes de meia página ou uma página. A editora reuniu uma boa seleção desses chistes, deixando de fora piadas que podem ser engraçadas no Chile, mas fazem pouco sentido para nós. São diversas páginas de situações que vão desde Condorito em apuros porque está fumando na guerra até a situações em que ele pede emprestada a mosca de um cliente para poder comer do bom e do melhor no restaurante.
A edição tem também a reprodução das capas de todas as revistas do personagem já publicadas no Brasil, num belo trabalho de resgate histórico.
O problema da edição fica por conta do letreiramento, com uma fonte em que o I tem serifa, o que dificulta a leitura, mas nada de comprometa o trabalho.
Para quem não apoiou no Catarse, o álbm está sendo vendido ao preço de 40 reais na Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/6599077900/ref=cm_sw_r_wa_api_i_nT57EbEH9DAZE

Sem comentários: