quarta-feira, junho 24, 2020

Grafipar – a editora que saiu do eixo


A Grafipar foi uma das maiores editoras do Brasil entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Sua produção de quadrinhos eróticos desafiava a censura da época sem cair na pornografia, misturando o erotismo a outros gêneros, como terror, aventura e ficção científica.
A primeira revista de quadrinho nacional que li (depois de turma da Mônica, claro), foi um gibi da Grafipar: Fêmeas. Foi um trabalho que me impressionou principalmente pela qualidade de artistas como Mozart Couto e Rodval. Depois fui descobrindo também os grandes roteiristas, como Nelson Padrella.
Apesar do grande sucesso da editora no final da década de 1970, a história da Grafipar estava praticamente esquecida, inclusive por pessoas do próprio meio quadrinístico. Quando trabalhei como jornalista em Curitiba, entrevistei Cláudio Seto, coordenador editorial da Grafipar, surgiu ali a ideia de escrever um livro contando a trajetória da editora. Posteriormente, Franco de Rosa, da Opera Graphica, me propôs publicar o livro e aceitei na hora. Foram mais de 30 anos de pesquisa, seja entrevistando pessoas que trabalharam para a Grafipar, seja lendo os quadrinhos.
Grafipar, a editora que saiu do eixo foi finalmente lançado em 2012 e acabou sendo finalista do prêmio HQ Mix na categoria livros sobre quadrinhos.

Sem comentários: