segunda-feira, junho 15, 2020

John Wayne, o cowboy eterno


John Way foi o mais emblemático ator de filmes de faroestes. São poucos os clássicos do gênero que não contam com a sua atuação. A ligação do personagens com padrarias é tão grande que, quando ele morreu, muitos disseram que junto com ele morria o velho oeste.
Mas, ao contrário da imagem de cowboy valentão, John Wayne (ou Duke, como ele também era conhecido) era tiranizado pelo diretor John Ford, com o qual fez os seus filmes de maior sucesso, a começar por No Tempo das Diligências, de 1939. Ford gostava de decompor Duke na frente da equipe, acusando-o de canastrão e incompetente. Mandava refazer diversas cenas que qualquer outro diretor consideraria perfeitas. Depois da II Guerra a humilhações incluíam a acusação de covardia: John Ford não só tinha ido para a guerra, como tinha voltado com várias medalhas, enquanto John Wayne ficara nos Estados Unidos.
A relação de John Ford com Wayne era tão tirânica que quando o Duke conseguiu dinheiro para dirigir e produzir seu filme do coração, Álamo, Ford decidira que o filme era dele. Ia para o set, sentava na cadeira do diretor e simplesmente começava a dar ordens para os atores e técnicos. Incapaz de dizer não, a solução de Wayne foi mandar Ford para uma segunda unidade.
Talvez fosse melhor que tivesse deixado Ford cuidar de tudo: Álamo foi um fracasso total de público e de crítica e levou o ator à ruína financeira.
A solução? Voltar a fazer filmes com John Ford com forma de recuperar sua carreira. Wayne chegava a fazer três filmes por ano para pagar as dívidas, mesmo quando estava se recuperando de um câncer no pulmão.
O câncer, aliás, era uma herança cinematográfica. Em 1955 o Duke filmou no deserto de Utah Domínio dos bárbaros, dirigido por Dick Powell. No total, 91 pessoas que participaram da produção tiveram câncer. Anos depois descobriu-se que o governo norte-americano realizara no deserto testes nucleares a céu aberto no deserto. A distância era grande: 220 quilômetros, mas foi o suficiente para contaminar boa parte da equipe de filmagem.
John Wayne morreu em 1977, em decorrência de um câncer de estômago, provavelmente ocasionado pela radiação.

Sem comentários: