sábado, junho 20, 2020

Monty Python's Flying Circus



Monty Python foi o grupo britânico que revolucionou o humor no ocidente. Mas antes de filmes como A vida de Bryan e Em busca do cálice sagrado eles testaram o seu humor non-sense num programa de TV com esquetes rápidas na BBC de Londres. Essa série, que até então era conhecida apenas por alguns trechos disponibilizados no Yotube chega agora, com os programas completos, na Netflix.
Há alguns esquetes já famosos no Brasil, como o da “piada mais engraçada do mundo”, que é usada como arma de guerra, pois mata de rir todos que a ouvem. Mas há alguns desconhecidos por aqui, como a cidade de super-homens em que o herói é o concertar de bicicletas. Os dois exemplos mostram o quanto o humor do grupo é, até hoje, completamente revolucionário ao criar situações que desafiam a lógica ou o senso comum. Imagine isso feito na década de 1960!
O expectador atual deve sentir algum estranhamento. Embora haja quadros de comédia pastelão, como a do homem que está na praia e quer tirar a roupa e não consegue, na maioria das vezes o humor surge exatamente do estranhamento, é um humor difícil, que te obriga a pensar fora da caixa e muitas vezes coloca de cabeça para baixo a estrutura básica de uma piada.

Sem comentários: