quinta-feira, junho 11, 2020

Os inumanos




 Os Inumamos, como muitas outras coisas na Marvel, surgiram sem planejamento.
Em Fantastic Four 36 o Quarteto enfrentava um grupo de vilões composto por três personagens já conhecidos, Mago, Homem-areia e Pete Pote de Pasta e uma novata com longos cabelos vermelhos que podia movimentar à vontade: a Medusa.
A dupla Kirby Lee percebeu que havia potencial na personagem e resolveram lhe dar uma história: ela fazia parte de uma raça de seres super-desenvolvidos que viviam escondidos da humanidade, os Inumanos. O grupo estreou em Fantastic Four 45 e mostrava, além de Medusa, Dentinho, um cachorro buldogue capaz de teleportar a si e a outros, Gorgon, de cascos poderosos, capazes de produzir terremotos, Karnak, cujos golpes acertavam sempre o ponto fraco do oponente, Cristalys e o rei, Raio Negro, um ser angustiado, que lidera seu povo sem falar, pois uma única palavra pronunciada por ele pode provocar grande destruição. A família real também tinha sua ovelha negra, Máximus, sempre disposto a destronar Raio Negro.
O grupo chamou a atenção dos fãs, que começaram a escrever para a editora pedindo histórias solo dos personagens. Stan Lee percebeu aí uma oportunidade, mas havia um problema: a editora na época estava atrelada a um contrato de distribuição que restringia o número de revistas nas bancas. A solução foi colocar histórias curtas dos Inumanos na revista do Thor.
As histórias foram escritas e desenhadas por Jack Kirby, que aproveitou para rechear as histórias de ficção científica, dando uma origem ao grupo: eles haviam sido fruto de manipulação genética por parte de uma raça extraterrestre, os Krees, por isso desenvolveram grande tecnologia, enquanto a humanidade ainda vivia em cavernas. A capacidade de Kirby, de contar histórias épicas em poucas páginas, associada a seu desenho expressivo fizeram dessa uma das séries mais interessantes da época.
Pouco tempo depois, livre do acordo de distribuição que restringia as revistas, Lee criou uma nova publicação, Amazing Adventures, em que Os Inumanos dividiam páginas com a Viúva Negra. Kirby agora tinha mais páginas e podia explorar melhor a ação e narrar seus épicos. Quando o Rei saiu do título, foi substituído pela dupla Roy Thomas e Neal Adams. Adams já era uma estrela na época e aproveitou elementos visuais de Kirby, mas deu à série características próprias, inclusive uma preocupação social, em uma trama que envolvia a questão racial nos EUA. Thomas foi logo substituído por Gerry Conway, que manteve o nível do texto, em perfeita sintonia com o desenho.        
Entretanto, a partir do número 9, Adams foi substituído por Mike Sekowsky. Para uma série que havia sido desenhada por Kirby e Adams era uma queda muito brusca e a revista não sobreviveu. Entretanto, os Inumanos continuaram fazendo parte da cronologia da Marvel e fazendo aparições ocasionais em outros títulos. Na década de 1980 eles voltaram a ter uma forte participação nas histórias do Quarteto, sob a batuta de John Byrne. No início dos anos 2000 eles ganharam uma aclamada série escrita por Paulo Jenkis e arte de Jae Lee.
Mais recentemente o grupo protagonizou uma série de oito episódios exibidos pelo canal ABC.

Sem comentários: