terça-feira, agosto 04, 2020

Dicas para recuperar livros



Eu trabalhei durante algum tempo na Bibliteca Pública de Belém (localizada no prédio do Centur). Nesse período, um dos locais que eu gostava de frequentar era o setor de recuperação de livros. Gostava de conversar com os funcionários, ver como trabalhavam.
Foi lá que aprendi que jamais se deve usar durex para reparar um livro ou mesmo um quadrinho – com o tempo a fita escurece e danifica o papel. Com sorte ela solta sozinha, com menos sorte é necessário arrancá-la e isso fere ainda mais o papel. O ideal é usar fita invisível, específica para recuperar livros – e que pode ser encontrada em qualquer livraria.
Foi lá também que aprendi uma dica interessantíssima para quem tem livros antigos. Com o tempo, as bordas ficam sujas de poeira. Para limpar, a melhor coisa é... uma simples borracha. Sim, aquelas borrachas de apagar lápis. Claro que é necessário ter alguns cuidados, como fechar bem o livro com uma das mãos enquanto se passa borracha com a outra. Outro cuidado é passar a borracha no sentido das páginas, evitando assim machucar o papel.
Após algumas passadas, ficam pedaços da borracha, que, esfregados, ajudam ainda mais a tirar a sujeira.
Enfim: uma dica simples e barata para limpar um livro antigo.

1 comentário:

C L O V I S disse...

Gian, durante muito tempo usei lixa de unha no corte amarelado de livros. Funcionava também e servia para nivelar o papel carcomido com o tempo.

Vou tentar essa dica da borracha aqui em casa.

Muito grato pelo post