quinta-feira, dezembro 17, 2020

Luke Cage e Punhos de ferro de Chris Claremont e John Byrne

Chris Claremont e John Byrne são conhecidos por todos os fãs dos X-men. A fase deles nos mutantes foi o momento mais importante dos personagens e transformou o título no mais vendido da Marvel. Mas a dupla tem também uma pequena, mas memorável passagem por um outro título, este sobre uma dupla: Luke Cage e Punhos de ferro. A ideia de juntar os dois títulos parece bizarra, mas fazia sentido como forma de salvar os dois heróis do ostracismo. Com o fim da moda do blaxploitation e de artes marciais, as vendas dos títulos solos haviam caído consideravelmente. A solução foi unir os dois (seguindo a numeração da revista de Luke Cage, mas renomeando-a) e ver se dava liga. Deu. 
Embora fossem personagens muito diferentes, tanto do ponto de vista de personalidade quanto de físico (Luke Cage era grandalhão enquanto Punhos de ferro era esguio) ou talvez por isso mesmo, eles formaram uma bela equipe juntamente com as garotas Misty Knight e Collen Wing. A primeira históira da dupla já dava o tom da série. Na splash page de abertura, Cage arromba uma porta para espanto de Collen Wing. Segue-se uma frenética perseguição pela casa, que se torna uma luta generalizada quando Misty Knight e Punhos de ferro chegam. Byrne sabia explorar as cenas de ação com sequencias bem elaboradas, trocas de ângulos, onomatopeias estrondosas. A sequência em que Luke recebe um soco de Punhos de ferro é realmente empolgante e tem o dinamismo de um Jack Kirby. Já Claremont sabia dar profundidade e motivação para os personagens mesmo no ápice da ação.
Conforme se desenrola a história, descobrimos que Cage não se tornou maligno: um vilão sequestrou sua namorada e seu amigo cientista e o obrigou a sequestrar Misty Knight, o que fora a motivação da trama. No final, o quarteto consegue não só libertar os dois prisioneiros, como recuperam uma fita de vídeo que prova que Luke Cage é inocente da acusação de tráfico. A partir daí, Luke e Punho se tornam amigos e parceiros. No Brasil, as aventuras deles eram publicadas em Heróis da TV. Em tempo: os dois participaram de uma divertidíssima história do Demolidor de Frank Miller em que são contratados para protegerem Matt Murdock, mas são tapeados por ele o tempo todo.

Sem comentários: