segunda-feira, julho 26, 2021

Homem-aranha - longe de casa

 


O sucesso estrondoso do homem aranha está relacionado a uma fórmula que envolve ação, romance, drama e humor, cada um desses elementos na medida certa. 
É inevitável pensar nisso ao ver o novo filme do herói. 
Nesse filme temos a estreia de Mistério, um vilão menor do panteão de antagonistas do aracnídeo. Afinal, embora seja um dos primeiros antagonistas do aracnídeo, ele nunca teve uma grande história e nunca representou uma grande ameaça. Afinal, o personagem é apenas um ilusionista e, como tal, uma ameaça menor. 
Esse é o grande acerto do filme: transformar Mistério em uma ameaça real.
É um roteiro bem construído, apesar de algumas situações forçadas. O roteiro parece correr para que haja ação o tempo todo. Em determinado ponto, derrotado pelo vilão, perdido e sem dinheiro em um país desconhecido, a situação se resolve apenas com um telefone, usando o celular de um homem que fornece o aparelho sem sequer perguntar para onde será a ligação. Ali é tão óbvio que a solução não fazia parte do roteiro que os roteiristas incluíram uma piada, brincando com a situação.
Lembrando da afirmação inicial: parece haver algo errado na fórmula e no peso dos elementos. O excesso de ação não permite que os os outros elementos sejam devidamente explorados.Longe de casa é um filme melhor que seus antecessores, mas ainda é bastante inferior ao segundo filme de Sam Raimi.

Sem comentários: