quarta-feira, agosto 11, 2021

A pele de Onagro

 


A pele de Onagro é um filme dirigido por Alain Berliner disponível no Amazon Prime. A película baseia-se num dos principais romances de Horoné de Balsac.

A trama gira em torno de Rafael de Valentin, um jovem romântico que dedica sua vida a escrever um tratado filosófico. Quando sua obra é rejeitada pela editora (logo após uma desilusão amorosa), Rafael pensa em suicídio. Sua tentativa de se jogar de uma ponte se revela infrutífera e ele acaba optando por comprar uma arma. Mas na loja em que entra, acaba se deparando com um homem misterioso que lhe faz uma proposta: se quer mesmo morrer, que aceite a pele de onagro, um couro mágico que, na medida em que realiza desejos, abrevia a vida de seu dono.

É uma trama que poderia facilmente se encaixar num episódio de Além da Imaginação, mas o filme vai mais além, refletindo filosoficamente sobre como os desejos podem ser fortes a ponto de tomar a vida daquele que deseja.

Por mais que realize seus desejos, há sempre um desejo novo, algo a se  querer, algo que parece importante, por mais que isso diminua o tamanho da pele e com ela a vida de seu proprietário. Conforme mergulha nessa armadilha de desejos infinitos, Rafael esquece-se do que realmente importa e, quando percebe, é tarde demais: sua vida está no final.

O filme consegue desenvolver bem esse conceito, com uma fotografia que recria o clima romântico do início do século XIX. Vale também destacar a atuação contida e sensível dos atores, em especial do casal de protagonistas.

Sem comentários: