terça-feira, setembro 14, 2021

Quarteto Fantástico e Inumamos: caos

 


Um dos aspectos mais interessantes da ficção científica é a possibilidade de abordar temas que fogem muito daquilo que estamos acostumados. A imaginação é o único limite e exemplo disso é a história Pesadelo, com roteiro e arte de John Byrne e publicada em Fantastic Four 248.
Na história, o Quarteto está visitando o refúgio dos Inumanos na Lua quando o satélite terrestre é sequestrado por uma nave gigantesca.
Uma vez lá dentro, tanto o Quarteto quanto os Inumanos tentam descobrir o que está acontecendo, quando se deparam com o dono da nave: um ser tão descomunal que Byrne o descreve como tendo massa equivalente à da Terra!
O alienígena tem massa equivalente à da Terra. 

É como se Byrne, cuja fase à frente do Quarteto explorou muito esse aspecto de FC do título estivesse pensando: até onde eu posso ir? O quão grande pode ser uma ameaça?
Claro, há problemas do ponto de vista científico. Um ser tão grande teria uma força gravitacional tão grande teria puxado para si os heróis que estavam perto dele, por exemplo. Byrne tenta mostrar isso quando extraterrestre passa a mão pela face da lua e a força gravitacional de sua mão destrói a cidade de Attilan. Mas se só sua mão era capaz de fazer isso, o que não faria o seu corpo todo?
Ainda assim, é uma história divertida que mostra bem porque a fase de Byrne é tão querida pelos leitores.
No Brasil essa história foi publicada em Grandes heróis Marvel 19. 

Sem comentários: