segunda-feira, setembro 06, 2021

Thor encontra o Dr. Estranho

 


Stan Lee era, acima de tudo, um grande marqueteiro. Uma das estratégias que ele usava para promover as revistas da Marvel era criar encontros de heróis. Assim, se alguém tinha comprado uma revista de um personagem e gostado, era apresentado a outro personagem, de outra revista, e acabava comprando também. Não que a DC não fizesse isso. Mas esse tipo de encontro geralmente acontecia em edições especiais. Na Marvel, isso era feito em qualquer qualquer revista.

Exemplo disso é a edição 108 da revista Journey in to mystery. A revista era a casa de Thor, que se acomodara num título antigo da Marvel. Já o Dr. Estranho era o astro da Strange Tales, também uma revista que já existia e passou a ser a casa de um herói. A razão desse reaproveitamento de títulos antigos é que a Marvel tinha um péssimo acordo de distribuição, que limitava a quantidade de gibis em banca. Então, ao invés de lançar um gibi com um herói novo, ele era colocado dentro de outro que já existia.  

Na Journey 108 o mestre da magia e o deus do trovão se encontraram.

Como a regra da Marvel era colocar o máximo de ação nas páginas, a história começa com uma ação espetacular, mas que tinha pouca relação com o que viria a seguir. Em uma splash page grandiosa, Thor levanta seu martelo, preparando-se para atingir o chão. O texto perguntava se o deus do trovão estava ameaçando o povo do Nova York. Na página seguinte descobrimos que um homem ia ser atropelado e Thor batera o martelo para fazer com que o caminhão saltasse e assim o homem fosse salvo. Ou seja, ele provoca um terremoto na cidade para evitar um atropelamento!

É interessante ver como Jack Kirby desenhava a casa do Dr. Estranho. 


Mas tudo bem, estamos numa revista da Marvel e o leitor logo esquece disso, pois agora o deus do trovão já está na casa de Stephen Strange (que ele não conhece). O Barão Mordo tentara usar um encantamento contra Nova York e o contra-feitiço necessário para detê-lo deixou o Dr. Estranho à beira da morte. É a vez do alter-ego de Thor, o Dr. Don Blake salvar o mágico, que lhe promete ajuda numa necessidade.

Como estamos numa revista da Marvel, mal se passa isso, Loki consegue lubridiar Don Blake e sequestrar a enfermeira Jane Foster. Como promessa é dívida, agora o Dr. Estranho precisa ajudar a descobrir onde está a enfermeira e resgatá-la.

Os quadrinhos da Marvel na década de 1960 podiam ter tramas forçadas e ser puro marketing. Mas também era muito divertidos.

Sem comentários: