terça-feira, setembro 14, 2021

X-men – A filha da luz e das trevas

 


No número 136 de The Uncanny X-men, a Fênix Negra volta para a terra após destruir um sistema solar e um cruzador do império Shiar.

O capítulo não poderia ter título melhor: “Filha da Luz e das trevas”. O título expressa perfeitamente a dualidade de uma personagem que é, ao mesmo tempo, luz (Jean Grey) e trevas (a Fênix Negra), além de deixar claro que ambas fazem parte do mesmo ser.



Aliás, vale a pena comentar a splash page de abertura, com a fênix envolvendo o planeta Terra em suas garras a terra, transformando-a em uma bola de fogo. A cena, espetacular, mostra como Byrne e Claremont conseguiam manejar a narrativa para criar suspense e gerar ainda mais expectativa dos leitores.

Ao voltar à terra, a Fênix visita seus pais, com os quais tem um diálogo repleto de nuances, que ficam explícitos nos balões de pensamento. Se por um lado, a personagem está feliz em voltar para a família, por outro, a ocasião a aborrece. Essa variação entre uma e outra, a luz e as trevas, é demarcada perfeitamente por John Byrne e Terry Austin não só neste, mas em outro momento, quando ela conversa com Scott. Só de olharmos a imagem sabemos exatamente quem está no comando.



O ponto alto disso é quando Jean fala com Cíclope: “Eu... tenho fome. Sinto falta de uma alegria... de um êxatase incompreensível. Essa necessidade também é parte de mim... ela me consome”. E, na imagem, vemos o rosto de Jean no meio das trevas criadas por sua cabeleira, como se a personagem estivesse perdida em meio ao seu lado sombrio.

Sem comentários: