sábado, março 05, 2022

Senhor Fantástico

 


Em 2002, o roteirista Mark Waid assumiu o título do Quarteto Fantástico. Para marcar essa nova fase ele fez uma história em que Reed Richards contrata um marqueteiro para melhorar a imagem do grupo. Depois de passar uma semana com eles, o consultor chega à conclusão de que o Quarteto Fantástico não é um grupo de super-heróis. “Eles não lutam contra o crime. Não fazem patrulha. Não têm batsinal. Eles são astronautas, viajantes, aventureiros, exploradores”.
Essa é uma perfeita definição não só do grupo, mas principalmente dessa fase da revista.
Waid pode não ser genial, mas é um cara que sabe contar boas histórias e extrair a essência dos personagens com os quais trabalha. Essas primeiras histórias, publicadas no volume 57 da coleção Os heróis mais poderosos da Marvel dão o tom da série: são HQs sobre família, sobre os personagens e a relação entre eles e como eles reagem diante de ameaças incríveis, como uma Expressão matemática que ganha vida a partir de um dos dispositivos criados pelo Senhor Fantástico.
O traço cartunesco funciona para o Coisa, mas é um problema nos outros personagens. 


O álbum tem de tudo: humor (as pegadinhas da turma da rua Yancy e a reação raivosa do Coisa), ficção científica, aventura, mas principalmente um bom desenvolvimento dos personagens. O Tocha e o Coisa brigam o tempo todo. Sue se preocupa com o irmão, que parece que não ter amadurecido psicologicamente, Reed sempre imerso em suas pesquisas, muitas vezes não percebendo o que acontece à volta. Tudo remente à essência dos pesonagens da era Lee-Kirby.
O maior problema dessa fase é o desenho de Mike Wieringo, cartunesco demais. Todos os personagens têm pés enormes. Se o estilo dele funciona bem com o Coisa, não consegue passar seriedade para o Senhor Fantástico, por exemplo.

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