Capitão Açaí, criação do cartunista e quadrinista Ronaldo Rony, é um personagem símbolo de Macapá e tem sido protagonista de diversas publicações alternativas. Capitão Açaí no equinócio, lançada em setembro de 2023 é um bom exemplo do humor apurado de Rony.
Na história, uma notícia está se espalhando pela cidade: a de que naquele ano não haverá equinócio. Logo é acionado o Delegado Brocão (broca, na gíria nortista, é fome) e sua providência é chamar algum herói para resolver a situação. Mas o Tocha Humana recusa porque Macapá é quente demais, então o jeito é recorrer o Capitão Açaí.
O herói bebe açaí para ficar forte, mas, como consequência, dorme. |
Aqui entra uma piada recorrente de Ronaldo Rony: o herói, para ganhar força, bebe o açaí com farinha, mas o açaí lhe dá sono e ele dorme – situação sintetizada pela famosa cena dele deitado na rede e roncando.
As piadas vão se sucedendo: para chegar à delegacia o herói pega um uber que é, na verdade, um caminhão de lixo. Para resolver a situação, ele recorre ao Lamparina Verde, que “traz luz à situação”. E o vilão que está por trás de toda essa história é o Potoqueiro Fantasma (potoca, no linguajar amazônida, é uma palavra que significa lorota, mentira).
A história é usada para explicar o que é o equinócio. |
No final, Ronaldo Rony consegue, em uma história divertida, explicar o que é o equinócio e ainda refletir sobre as fake News. Tudo isso em apenas 16 páginas.
Sem comentários:
Enviar um comentário