sexta-feira, fevereiro 07, 2025

Fundo do baú - Rambo

 


Na década de 1980, Rambo, estrelado por Silvester Stalone, era uma das franquias que mais levava pessoas ao cinema. Tinha começado com um filme introspectivo sobre um veterano da guerra do Vietnã que surta após ser perseguido por um delegado de uma localidade do interior dos EUA e quase destrói uma cidade inteira. Mas logo se tornou um soldado modelo vencendo sozinho as guerras no Vietnã e no Afeganistão.

Com tamanho sucesso surgiu a ideia de fazer uma animação para crianças, o que por si só era um contrassenso. Afinal, os filmes eram extremamente violentos, mas essa violência não podia ser replicada numa atração para crianças. Assim, embora balas voassem a torto e direito, com todo mundo atirando em todo mundo, nenhuma delas jamais acertava ninguém. No máximo, acertava o pneu de um carro.

Na trama, Rambo é convidado pelo Coronel Trautman para integrar um grupo chamado “Força da Liberdade” cujo principal objetivo era combater o general Warhawk, chefe da  S.A.V.A.G.E., que era uma sigla para Especialistas-Administradores em Vingança, Anarquia e Extorsão Global  (naquela época os vilões faziam questão de dizer que eram vilões).

No desenho Rambo andava o tempo todo sem camisa e constantemente havia closes dos seus músculos, o que podia funcionar nos filmes, mas ficava muito estranho num desenho, já que não se tratava de músculos de verdade.

Os roteiros eram incrivelmente ruins, mesmo para os padrões de Rambo.

No episódio Assalto subterrâneo, o Coronel Trautman informa que o general Warhawk foi visto num barzinho de motoqueiros e Rambo vai lá verificar a informação. Ele é atacado pelos motoqueiros, mas desistem de trabalhar para o general depois de levar uma surra. Então alguém, sem motivo nenhum, liga uma TV e está passando uma matéria sobre o transporte de dinheiro da Reserva Federal e Rambo diz: “Dinheiro da reserva federal? Então é atrás disso que o general Warhawk está”. Um gancho mais aleatório do que isso, impossível.

O plano do general é infiltrar seus homens nas tropas de retaguarda do grupo que está fazendo a escolta do dinheiro. Ninguém desconfia de nada, já que eles estão inclusive usando as roupas do exército. Ninguém, exceto Rambo, que do nada, resolve atacar a tropa de retaguarda.

Lá na frente, ele e os dois outros integrantes da Força de Liberdade descobrem que o objetivo real do general eram as placas, que lhe permitiriam imprimir dinheiro. E ele está escondido em antigos túneis abaixo da cidade. Mas são muitos túneis! Como encontra-los? Um providencial grupo de ratos passa pelo grupo, fugindo de alguma coisa, o que indica o local onde está o general. Mas não é mostrada nenhuma razão para os ratos fugirem. Aparentemente a razão é apenas que o roteirista não conseguiu pensar em uma pista mais inteligente.  Era roteirismo em cima de roterismo.

Sem comentários: