domingo, março 30, 2025

Sargento Rock – Gargalhadas no Monte Cobra

 


Era muito comum que as histórias de Sargento Rock escritas por Robert Kanigher partissem de uma situação específica, que era ampliada para se transformar numa HQ. Em Gargalhadas no Monte Cobra, publicada em Our Arm to War 84, a história toda gira em torno de uma piada.

A situação é expressa logo na splash page inicial, um oficial nazista aponta sua arma para a frente, enquanto um tanque atira e diz: “Os amerikaners estão rindo! Eles enlouqueceram devido ao nosso ataque!”. O quadro é dominado por onomtopéias de risadas.

Os americanos ficaram loucos? 


Na história, a companhia Moleza recebe a missão de tomar o Monte Cobra, onde está entrincheirada uma formação nazista. A situação é totalmente contrária: para começar, o solo é duro demais, de modo que eles não conseguem cavar trincheiras.

No final, eles acabam se abrigando nos buracos provocados pelos bombardeios e oferecem forte resistência. São dias e dias assim, entrincheirados, rechaçando todos os ataques do destacamento nazista.

A Companhia Moleza se abriga nos buracos provocados pelos bombardeios.


Quando uma unidade norte-americana vai substitui-los, ao invés de abandonarem seus postos, os homens da moleza simplesmente começam a rir, o que nos leva à situação inicial.

Qual seria a piada?

A piada é que eles estavam tão cansados que não conseguiam sair do lugar – um aspecto central do roteiro que cai por terra quando os nazistas fazem a derradeira investida e são derrotados. Ainda assim, é uma história divertida e bem desenvolvida. Uma curiosidade é que essa hq é desenhada por Irv Novick, e não por Joe Kubert, o co-criador do personagem.

Sem comentários: