sexta-feira, junho 09, 2006

Psicopatas comunitários

Depois que fui vítima de um psicopata comunitário, eu me propus não só estudar, mas também divulgar o assunto, como forma de prevenir outras pessoas para esse perigo. Quando fui ministrar uma palestra sobre o assunto na X Semana de Estudos Jurídicos, muitos me disseram que iam assistir à palestra porque estavam convivendo com psicopatas. Ao pedir mais detalhes, a maioria respondia que o susposto psicopata era uma pessoa carrancuda, insuportável, difícil de se lidar. Esse é o problema: o psicopata é justamente o oposto disso. Simpático, falador, prestativo, ele parece alguém acima de qualquer suspeita. E encanta as suas vítimas. Agora mesmo estou vendo uma pessoa ser vítima de um psicopata comunitário e, por mais que outras pessoas tentem avisar, a vítima está cega e provavelmente só vai se tocar do que está acontecendo quando o prejuízo for grande. Abaixo algumas características dos psicopatas e, mais abaixo ainda, uma história em quadrinhos que eu escrevi e o Antonio Eder desenhou sobre o assunto (clique na imagem para ver ampliada):
Características dos psicopatas:
Desembaraço, charme
Mentira patológica
Ausência de remorso ou culpa
Estilo de vida parasita
Ausência de objetivos a longo prazo
Impulsividade
Incapacidade de responsabilizar-se por suas ações

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que convivo com um, tem todas essas características, só não aplica golpes, mas o resto é igual!! Me fez sofrer durante um ano, eu o amava, e êle me fez acreditar que estava com outra mulher que o amava e hoje percebo que êle tinha prazer em me ver sofrendo.

Unknown disse...

SOU VITIMA DE UM HÁ TRES ANOS.SEI QUE É MENTIROSO PATOLOGICO, E GOSTA E ME VER PUTA A VIDA, FAZ EU DESCOBIR SUS MENTIRAS PELO PRAZER DE RIR DA MINHA CARA. É UMA PRAGA.CMO FAÇO P´RA ME LIVRAR DELE???

A.Lima (potira) disse...

Convivi durante 2 anos com uma psicopata e só fui ter noção disso depois q me separei e fui descobrindo coisas,a partir dae passei a lembrar de fatos enquanto estavamos juntas e vi o qt era maquiavélica,pois qd aconteciam fatos estranhos me enrolava direitinho.É simpática,sedutora,vítima,pobre coitada,perversa,rancorosa,ñ gosta de perder,adora golpinhos "inofensivos",manipuladora.
Hj tb procuro sempre ler sobre o assunto e acho q esse tipo de leitura deveria fazer parte do cronograma escolar.
Hj vendo o BBB10 vejo a imagem e semelhança de tudo q viveu do meu lado e eu n enxergava LIA.