sexta-feira, julho 23, 2010

Ainda sobre Lost

Lost é uma daquelas séries em que o meio é melhor que o final. Apesar de todos os  problemas do final, houve episódios realmente muito bons.
Para começar, a primeira temporada é toda muito boa. Aliás, é aí que surge a primeira grande incoerência da série: no começo, os outros pareciam seres invencíveis. Eles podiam, por exemplo, arrastar duas pessoas pela selva e pendurar uma delas no alto de uma árvore sem muito esforço. Nas temporadas seguintes os outros são mostrados como pessoas absolutamente normais. Parece que os roteiristas simplesmente se esqueceram dessa característica ao escrever os episódios seguintes. Ainda sobre a primeira temporada, as ações deles na primeira temporada não faz sentido. Se os outros recebiam ordens de Jacob, e os sobreviventes foram levados à ilha por Jacob, por eles foram atacados?
Mais uma vez, parece que eram apenas um elemento narrativo para introduzir suspense na trama.
Mostrar os Outros foi, provavelmente, o maior erro dos roteirista, pois jogaram na lama boa parte da mítica do seriado.
Ainda sobre episódios bons, aqueles focados no Hurley, que inclusive dão a entender que tudo é imaginação de um louco também são bons por lidarem bem com a noção de realidade, lembraando Philip K. Dick. Da mesma forma, os episódios focados no Desmond Hume e sua capacidade de prever o futuro funcionaram bem e permitem algumas discussões filosóficas. Pena que depois os roteiristas abandonaram essa característica do personagem.
Finalmente, na última temporada, o melhor episódio, de longe, é aquele que conta a origem de Richard. A história do homem desesperado, tentando sobreviver e que no final escolhe ser imortal é perfeita como narrativa e muito coerente com o resto do seriado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Tenho uma proposta para seu blog que acredito ser relevante para você.

Caso haja interesse, entre em contato!


Atenciosamente,
Cristiano
contato@webreside.net

Anónimo disse...

Acho que ficou claro que, Primeiro, Ben Linus distorcia as ordens de Jacob em beneficio proprio.
Segundo que, Os sobreviventes deveriam desistir da Ideia de sair da ilha e se acostumar a Ela. Alguns estavam prontos pra isso e foram levados pelos outros. O resto ficou lá tentando se adaptar.
E desde que, Havia um Monstro que assumia a forma humana, E os Susurros NÂO eram os outros mas os espiritos presos e as vezes maliciosos, E que toda a informação que os sobreviventes receberam sobre os outros vieram daquela francesa louca contaminada pelo Mal.... bom isso explica, talvez não justifique.

Joe Cool