terça-feira, julho 03, 2012

Texto do JJ Marreiro sobre os Exploradores do Desconhecido

A série Exploradores do Desconhecido é publicada na internet desde 2009  e, embora tenha feito diversas paradas, conquistou uma legião de fãs. Com a quase conclusão da produção e possibilidade de publicação, pedi a algumas pessoas que escressem sobre os Exploradores. O primeiro a aceitar foi o desenhista cearence JJ Marreiro. Leiam o depoimento dele:

Algo a Explorar
A Literatura de Ficção Científica vem ganhando espaço nos catálogos das editoras e nas prateleiras das livrarias, talvez fruto de um arrefecer de velhos preconceitos como: “ficção científica no Brasil não dá certo”. Um pouco diferente do universo livreiro, os quadrinhos do Brasil nunca guardaram jejum da Ficção Científica muito menos do seu lado pop, explorando seus limites e associando-os ao humor, terror ou heróis. O Título Exploradores do Desconhecido ataca nestas duas frentes: literatura e quadrinhos. A produção surgiu da união dos textos sólidos e coesos cuidadosamente construídos pelo escritor Gian Danton com os desenhos seguros e limpos, mas ricamente elaborados, por Jean Okada.
As tramas, aptas a ombrear o melhor da literatura de FC, possuem uma ótica de diversidade característica de nossos escritores - e da própria cultura brasileira. E como toda boa Ficção Científica se ocupa de promover não só ao entretenimento, mas a reflexão. As próprias referências dos figurinos, arquitetura, cenários libertam-se dos padrões pré-estabelecidos mergulhando em sugestões visuais de diversas origens: indianas, astecas, maias etc.
A série materializa suas tramas em quadrinhos ou em contos, inicialmente veiculados na internet e em publicações independentes. Com esta iniciativa os autores vem conquistando novos leitores a cada dia, leitores que percebem o cuidado com que as narrativas são escritas e o esmero com o qual são desenhadas. Esses leitores acompanham a série não por ser brasileira ou por possuir belíssimas ilustrações... mas porque são poucas as vezes que se pode olhar para uma obra e dizer o que pode ser dito a respeito dos Exploradores do Desconhecido: Isto é Inteligência em Quadrinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.