terça-feira, novembro 20, 2012

Vestibular FAP - Faculdade de Artes do Paraná

Meu filho fez vestibular para Cinema na Faculdade de Artes do Paraná, no dia 11 de novembro. É um antigo sonho dele cursar cinema em especial em Curitiba, uma cidade que está se tornando um polo audiovisual.
Como é um curso com características especiais, o processo seletivo é completamente diferente. Cobra-se cinema, literatura, português e língua estrangeira. É necessário ler 5 livros sobre cinema e assistir a 5 filmes. Este ano, o edital foi publicado pouco mais de um mês antes da prova e mudou 4 dos 5 livros obrigatórios. Já tínhamos comprado e meu filho já tinha lido todos os livros dos vestibulares anteriores e nunca haviam sido trocados tantos de uma única vez. Além disso, um dos livros já estava fora de catalogo. A única forma de conseguir foi diretamente com o autor, Pedro Butcher, que gentilmente nos conseguiu uma cópia xerox.
A desorganização já ficou clara desde o início: o edital previa que o candidato só poderia entrar com um cartão, que nunca foi disponibilizado. O mesmo edital previa que a divulgação do gabarito aconteceria um dia depois da prova, ou seja, dia 12 de novembro. Não foi divulgado. No site, apenas a mensagem de que qualquer informação sobre o processo seletivo sairia apenas dia 19, ontem.
Pois bem, ontem colocaram no site a informação de que não há previsão para divulgação de qualquer informação sobre o assunto.
Na página da FAP vários alunos têm afirmado que havia provas "premiadas", que teriam vindo com a resposta certa em negrito ou com cor diferenciada.
Das duas, uma: ou a faculdade não tem ninguém que saiba colocar o gabarito no site, ou de fato havia provas premiadas e a instituição está pensando no que fazer. Provavelmente cancelar todo o processo seletivo.
Se isso acontecer, todo o gasto que tivemos com passagem, estadia, taxi, terá sido jogado no lixo por causa da incompetência e desorganização da Faculdade. Sem falar em todo o desgaste emocional que a situação tem provocado na família.
Sou professor universitário há 15 anos, já trabalhei em várias instituições e nunca vi tanto desrespeito e desorganização em um único processo seletivo.
Em tempo: há mais um blog falando sobre o assunto, inclusive detalhando a suspeita das provas premiadas. Para acessar, clique aqui.

Atualização: a FAP acaba de publicar em seu site que o vestibular foi cancelado. 

2 comentários:

Anónimo disse...

fiquei sabendo.. mas o problema foi com a empresa que organizou, que é terceirizada.. via licitação, como exige o governo...

Unknown disse...

http://proletariolibertario.blogspot.com.br/2012/11/vestibular-da-fap-2013-anulado.html