domingo, março 03, 2013

O cineasta


Alexandre Magno é meu filho e hoje está indo para Curitiba, realizar um grande sonho, estudar cinema na Faculdade de Artes do Paraná, um curso concorrido, com candidatos de todo o Brasil. Passou em oitavo lugar.
Vou sentir muita falta de nossas sessões de cinema. Desde que ele era muito pequeno assistiamos a filmes juntos. Como eu, ele adorava o Chaplin, o primeiro diretor que chamou sua atenção. Deve ter assistido pelo menos uma dezena de vezes O Grande Ditador.
Quando tinha nove anos, ele me perguntou porque Cidadão Kane era considerado o melhor filme de todos os tempos. Assistimos juntos, com eu explicando as questões do roteiro, de composição, a profundidade de campo, etc.
Daí para a frente, sempre assistiamos aos filmes juntos, sempre comentando tudo: "olha essa tomada com stad câmera", "olha esse gancho do roteiro", "que zoom estranho", "olha essa composição!", "O John Ford tinha muito cuidado com a fotografia", "O Billy Wilder não se preocupava tanto com a fotografia, mas arrebentava no roteiro", "que plano emblemático genial!".
Assistir filmes com o Alexandre era uma verdadeira aula de cinema, em que eu mais ensinava no começo e mais aprendia nos últimos tempos. 
Mais do que um filho, o Alexandre é um amigo com o qual eu tenho muito em comum, mas principalmente a paixão pela sétima arte.
Sei que ele conseguirá realizar seus sonhos e se tornar um grande diretor.

1 comentário:

jjmarreiro disse...

É muito bacana ver uma pessoa lutar pelo que acredita, é muito bacana ver que essa pessoa encontrou apoio, é muito bacana ver que vários obstáculos foram superados e que novos obstáculos surgirão, mas diante deles estará um guerreiro com garra e coragem. A gente sabe que um vestibular como esse não é fácil e que morar longe da família tb é uma barra, mas em nome do que está sendo construído é muito bacana ver um guerreiro lutando a boa batalha.
Vá em frente, Alexandre Magno, lute por seu próprio reino!!!