terça-feira, dezembro 20, 2016

Briefing

O briefing é uma descrição geral da situação da empresa, do mercado e dos concorrentes. É uma grande bobagem fazer uma estratégia de promoção para uma empresa antes de ter um bom diagnóstico desses itens. Um bom briefing deve analisar os pontos fortes e fracos da empresa. Deve analisar também o tamanho e a tendência do mercado.
            Em agências pequenas, o próprio publicitário faz o briefing, mas é uma situação incomum e provavelmente pouco aconselhável, já que a experiência tem demonstrado que a boa relação com os clientes não é exatamente uma característica da equipe criativa. Na maioria das agências, fazer o briefing é uma obrigação do contato, que faz parte do setor comercial.
 Algumas perguntas que devem ser respondidas pelo briefing:
 -     Quais os pontos fortes e fracos do produto?
-     O que difere o produto dos seus concorrentes?
-     Quem são os concorrentes?
-     Qual a estratégia de comunicação atual da empresa?
-     Qual a estratégia de comunicação do concorrente?
-     Qual das duas estratégias tem funcionado melhor? 
-     Qual o objetivo da campanha?
-     Quem é o público-alvo? Quais são os seus hábitos? Qual a sua classe econômica? Onde ele vive?
-     O que o público-alvo espera do produto?
-     Qual a imagem que o público-alvo tem do produto? E do concorrente?
-     Qual é o padrão estético do público-alvo?

-     Quanto o cliente tem para investir?

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