sábado, abril 08, 2017

Por que Hitler era querido pelos alemães?

O historiador alemão Gotz Aly acredita que a resposta para essa pergunta está não só na ótima propaganda nazista, mas principalmente porque Hitler ofereceu benefícios sem precedentes aos súditos mais pobres. Segundo ele, a grande maioria do povo alemão acabou se beneficiando com a política racista de Hitler e fechou os olhos para a matança de judeus.
Normalmente, em tempos de guerra, os países aumentam os impostos para subsidiar os gastos com armamentos, mas Hitler fez o oposto. Na verdade, em muitas casas pobres a situação melhorou depois do início da guerra, o que provocou um apoio incondicional ao conflito.
O dinheiro para isso vinha da exploração predatória dos inimigos. Verdadeiras fortunas foram roubadas dos judeus.
Segundo o historiador, os alimentos roubados pelos alemães na Rússia permitiriam sustentar 21 milhões de pessoas. Enquanto isso, os soldados russos, presos em campos de concentração, morriam de fome. Os soldados eram encorajados a enviar o produto dos saques (comida, jóias e até obras de arte) para suas famílias na Alemanha através do correio militar.
Além disso, Hitler aumentou consideravalmente os feriados. Ou seja, durante a guerra, o povo alemão tinha mais tempo para descanso e mais dinheiro do que nunca.

Esse esquema chegou a um tal ponto que o Estado nazista se tornou refém da guerra. Era necessário continuar avançando para outros territórios para fazer novas pilhagens e manter o nível de vida da população.    

Sem comentários: