sábado, maio 27, 2017

Como os três grandes dividiram o mundo?

A terceira reunião dos três grandes aconteceu em Postdam, a 20 quilômetros de Berlim, em julho de 1945. A escolha do local tinha um significado específico. Postdam era uma espécie de casa de veraneio dos antigos reis prussianos. Foi nessa localidade que Frederico, o grande, mandara construir o belíssimo palácio de Sans Souci. Reunir-se sobre o local que simbolizava a glória germânica era um sinal de que Hitler estava definitivamente acabado.
Os trés grandes, com excessão de Stalin, já não eram mais os mesmos. Churchil perdera o cargo de Primeiro-ministro e Roosevelt havia morrido, sendo substituído por Harry Truman.
A balança agora pendia para o lado dos norte-americanos, pois um dia antes da reunião explodiu a primeira bomba atômica sobre o deserto do Novo México.

Começou ali a guerra fria, com URSS e EUA lutando pela supremacia. A Alemanha foi dividida em quatro partes, uma francesa, outra inglesa, outra russa e finalmente uma quarta norte-americana e cada aliado foi autorizado a tirar reparações de sua parte. Decidiu-se que as populações alemãs seriam deslocadas dos territórios orientais, que seriam entregues aos poloneses. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.