Uma
coisa importante sobre o marketing é diferenciá-lo das vendas e,
principalmente, da propaganda.
Para
isso, é importante conhecer o composto de marketing,
também chamado de marketing mix ou 4 p.
Pesquisando o histórico de diversas
empresas, os estudiosos de marketing descobriram que algumas se saíam melhor
que outras. A razão do sucesso estava em quatro elementos que ele chamou de marketing
mix ou composto de marketing.
Para facilitar a compreensão, esses
elementos foram resumidos em
quatro Ps : Produto, Ponto de Venda, Preço e Promoção.
Produto, ou serviço, é o elemento
básico do marketing, aquilo que se vende ao cliente. A definição básica é de
que produto é tudo aquilo que satisfaz uma necessidade do cliente e que,
portanto, pode ser usado num processo de troca.
Ponto de venda é o local em que esse
produto é vendido e pode ser desde uma mercearia a uma sofisticada loja de departamentos,
passando por um site como o Submarino ou uma consultora da Avon, que faz da
casa do cliente seu ponto de venda.
Durante muitos anos
convencionou-se atribuir ao ponto de venda (ou praça) um caráter físico. Alguns
teóricos de marketing conceituavam o ponto de venda como o “local onde os
produtos são comercializados” já que naquela época não havia nenhuma indicação
que algum dia as pessoas poderiam fazer compras sem precisar ir a algum
estabelecimento.
O preço é o valor que o cliente está
disposto a pagar. Não é um item puramente matemático. Ao contrário. O preço
influencia diretamente na imagem que o consumidor tem do produto. Um preço alto
valoriza o produto, enquanto que um preço baixo o torna popular, de forma que
as decisões de preço devem seguir uma estratégia de marketing.
O quarto P, promoção, é dividido em
mais elementos, chamados de composto promocional: promoção de vendas, vendas,
publicidade e propaganda, merchandising e relações públicas.
Assim, é possível dizer que a
propaganda e as vendas fazem parte do marketing, mas o marketing não se resume
somente a elas. Na verdade, o marketing diz respeito a vários fatores que vão
da pintura da parede da empresa à qualidade do produto apresentado, passando
pela cor do batom da vendedora.
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