quarta-feira, dezembro 26, 2018

A vida de Nosso Senhor, de Charles Dickens


Entre os anos de 1846 e 1849, Charles Dickens, o homem que tornou popular a celebração de Natal, queria que seus filhos aprendessem a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo da maneira mais simples e clara possível e a melhor maneira de fazer isso seria ele mesmo escrever isso e dar de presente para sua família.
O texto, conhecido inicialmente como “O Novo Testamento para crianças” permaneceu inédito por anos. Dickens considerava que aquele era um texto escrito exclusivamente para sua família e não fazia sentido publicá-lo. A primeira geração de seus descendentes aceitou sua decisão, mas logo ficou claro que não fazia sentido privar os leitores de tão valorosa obra. O resultado é o livro “A vida de Nosso Senhor”, publicado pela Martins Fontes.
Dickens usa a capacidade narrativa que encantou milhões de pessoas em todo o mundo para tornar agradável e simples a vida e a mensagem de Jesus, definido já no primeiro parágrafo: “Jamais viveu alguém tão bom, tão afável, tão gentil, tão cheio de perdão para com todas as pessoas que erraram, ou que era de alguma forma doentes, ou miseráveis”.
Os principais fatos da vida de Jesus, do seu nascimento humilde, em uma manjedoura, à escolha dos apóstolos entre os pobres, sua inteligência, seus milagres e martírio, tudo é contado de maneira simples, com direito a paradas para definir ou explicar palavras ou contextos históricos.
O escritor fez de seu livreto uma ode à tolerância e ao amor ao próximo. Segundo ele, ser cristão é “agir bem sempre, mesmo em relação a quem nos faz o mal. Cristandade é amar ao nosso próximo como nós mesmos e fazer a todos os homens o que desejamos que eles nos façam”.
Em uma época como a nossa, em que pessoas que se dizem cristãs pregam a violência e a intolerância, em que as comemorações de Natal dão lugar a brigas e até mesmo assassinatos, um livreto como esse é um precioso presente para a humanidade.
E a edição da Martins Fontes é primorosa, com papel pólen, diagramação arejada e detalhes em dourado. 

Sem comentários: