quarta-feira, junho 10, 2020

Livro Como escrever quadrinhos


O livro Como escrever quadrinhos surgiu por acaso. Eu tinha sido convidado para uma convenção de quadrinhos em Belém e ia ministrar uma palestra sobre roteiro. Na última hora um convidado não pôde ir e a organização me pediu outra palestra, também sobre roteiro. Mas não podia ser a mesma, já que muita gente que vira a primeira palestra também veria a segunda.
O jeito foi improvisar: peguei algumas imagens de HQs minhas e fiz toda a minha apresentação em cima delas. Eu explicava não só o processo de produção do roteiro, mas também as dificuldades que eu enfrentara e como as resolvera.
No final, algumas pessoas que havia assistido as duas apresentações vieram elogiar e dizer que a segunda tinha sido mais interessante que a primeira. Uma delas me disse: “Por que você não transforma essa palestra em livro?”.
Eu já tinha um livro sobre o assunto, O roteiro nas histórias em quadrinhos, mas essa abordagem realmente parecia interessante: explicar como se faz roteiro a partir da minha própria experiência.
O livro, lançado em 2015 pela Marca de Fantasia, foi um sucesso. Tem sido usado como referência em vários cursos, TCCs, artigos. O relato mais recente é do amigo Alexandre Lobão, que, ao entrar na Gibiteca de Curitiba encontrou uma pessoa lendo o livro.
Como resultado, a tiragem de 800 exemplares já está praticamente esgotada.

Sem comentários: