sábado, junho 13, 2020

Loucademia de polícia



Loucademia de polícia foi a comédia que, junto com “Apertem os cintos o piloto sumiu”, marcou minha geração. Foi lançado em 1985 nos cinemas e pouco depois já era exibido na TV Globo, onde ganhou maior repercussão (lembre-se que muita gente nã tinha dinheiro para ir no cinema, ou morava em cidades que não tinham cinema).
Loucademia de polícia era uma espécie de MAD filmada: cada cena, cada take tinha uma piada. Atualmente isso é comum, mas até então o normal é que houvesse todo um desenvolvimento, como os três atos de Aristóteles, e a piada só aparecia no terceiro ato. O filme, da mesma forma que a MAD, quebrava essa estrutura. Aliás, até o cartaz do filme lembrava uma capa da MAD.
Na história, uma nova prefeita resolve abolir as exigências para recrutas para as forças policiais: altura, tamanho, cor, gênero, nada disso poderia ser empecilho. O resultado é que um monte de desajustados sociais se increve para o treinamento. Há o gordinho, que é vítima de bullying; há a mocinha negra de voz fina; há o homem negro tão grande que não cabe num carro (deu para perceber que na época negros não eram comuns na polícia); há um maníaco por armas que atira por qualquer coisa; há um nerd desastrado, há um rapaz negro cuja principal habilidade é imitar qualquer som. E há Mahoney, um encrenqueiro que não para em nenhum emprego, vive arrumando confusões e recebe um ultimato do policial que sempre o livra das encrencas: ou aceita entrar para academia, ou será preso.
Claro que, no final, os desajustados irão se revelar policiais melhores que os policiais comuns (há dois recrutas brancos e fascinados pelo mundo militar que funcionam como termo de comparação – e sempre se dão mal). Mas isso acontece após uma sequência initerruptas de situações cômicas. Era uma mistura de humor visual (o nerd se atrapalhando com o colchão e jogando um dos recrutas pela escada), de diálogos e até mesmo de teor sexual (por incrível que pareça, naquela época isso passava na Globo praticamente sem cortes!).
O sucesso foi tão grande que o filme teve seis continuações e há um boato de que o elenco original irá se reunir para mais um.

Sem comentários: