terça-feira, junho 30, 2020

Os Smurfs




Os Smurfs surgiram por acaso durante um almoço do quadrinista Peyo (pseudônimo de Pierre Culliford) com o colega André Franquin. Os dois eram grandes amigos e as famílias sempre que podiam estavam juntas. No meio do almoço, Peyo queria pedir o saleiro, mas se esqueceu do nome do objeto e trocou-o por Schtroumpf. André entrou na brincadeira e respondeu: "Bem, aqui está seu schtroumpf e quando acabar de schtroumpfar, schtroumpfe de volta". Surgia ali, meio que por brincadeira, tanto os nomes dos famosos personagens azuis quanto a forma como eles falam, trocando palavras pela expressão schtroumpf.
Nessa época, Peyo fazia uma série de sucesso denominada Johan et Pirlouit. Eram histórias humorísticas passadas na Idade Média.
O quadrinista teve a ideia de aproveitar a total falta de talento de Piriouit para a música para fazer uma sátira da história clássica O flautista de Hamelin. Nessa história deveriam aparecer, como personagens secundários,  pequenos duendes azuis. A cor azul, aliás, foi a terceira opção do criador. Inicialmente os personagens seriam verdes, mas Peyo ficou temeroso que a cor deles se confundisse com a floresta de fundo. Ele então pensou em vermelho, mas acabou ficando no azul. Assim, todos os Schtroumpfs seriam azuis com calças e gorros brancos - exceto pelo mais velho deles, que usa um gorro vermelho.
Os editores, no entanto, temiam que a censura francesa considerasse a linguagem dos personagens inadequada. Peyo convenceu-os argumentando que os duendes apareceriam em poucos quadros. Mas os duendes chamaram tanto atenção dos leitores que foram ganhando cada vez mais espaço conforme os capítulos eram publicados na revista Spirou. A participação deles foi aumentando cada vez mais na série até que eles se tornaram os protagonistas, eclipsando o personagem principal.
Quando as história foram publicadas em outros países, alguns tradutores preferiram mudar o nome dos personagens para Smurfs, nome pelo qual os personagens ficaram conhecidos no resto do mundo. No Brasil os duendes foram publicados como Strunfs, na década de 1970, até que o sucesso do desenho animado fez com que a série ficasse conhecida aqui como Smurfs.
Uma curiosidade a série é, embora exista mais de uma centena de smurfs, que cada um deles tem uma profissão, como o gênio, o repórter, o fazendeiro,  o cozinheiro etc.

Sem comentários: