segunda-feira, agosto 10, 2020

A origem do deus do Trovão

Stan Lee tinha uma estratégia para conquistar novos leitores: de tempos em tempos ele recontava a origem dos heróis, apresentando os a novas gerações.
A história O nascimento de um deus, publicada em Thor 158, é um exemplo disso. Lee aproveita não só para recontar a origem de Thor, como ainda resolve um problema narrativo.
O personagem havia surgido como um herói convencional: o Dr Ronald Blake descobre um cajado em um caverna e, ao batê-lo no chão, tranfrorma-se no poderoso deus do trovão. Ocorre que aos poucos os limites do gênero super heróis se mostraram uma mordaça, em especial para Kirby, que queria cada vez mais abordar a mitologia nórdica nas histórias.
Ficava o problema: onde estava Thor antes de caverna? Como explicar que um deus da mitologia surgira naquele momento enquanto todos os outros do panteão nórdico existiam há séculos? 
Lee e Kirby resolvem a situação de maneira inteligente: na verdade, o médico manco era uma estratégia de Odin para ensinar humildade ao deus do trovão. E usam de um estratégia marota: ao invés de refazerem a origem do personagem, utilizam a primeira HQ do personagem, de 1962, como flash back. Alan Moore iria adotar uma estratégia parecida em uma das edições  de Miracleman.
No Brasil essa história foi publicada na revista A origem dos Super-heróis Marvel 3, da editora Abril.

Sem comentários: