quarta-feira, janeiro 06, 2021

Black Mirror - quarta temporada

 A quarta temporada de Black Mirror parece ser, até agora a mais polêmica de todas. O pior episódio para alguns é o melhor para outros e assim em diante. Sinal de que é uma série que ainda incomoda, que nos tira da nossa área de conforto.


Abaixo relaciono os episódios, dos que eu mais gostei para o que eu menos gostei:


1 - Episódio 4: Hang the DJ
"Hang the DJ" é, na minha opinião, o episódio mais interessante da quarta temporada de Black Mirror. Trata-se de uma sociedade em que os relacionamentos e o tempo de duração dos mesmos é escolhido por um algoritmo de computador. Lembra San Junipero pelo seu conteúdo romântico, mas aqui o senso de distopia é muito mais claro, em especial após a virada no final. Uma discussão interessante sobre o determinismo tecnológico: Somos prisioneiros das tecnologias - até quando aparentemente tentamos escapar delas? É uma perfeita metáfora sobre uma distopia em que a rebeldia ao sistema é usada para manter o sistema.

2- Episódio 1: USS Callister
Uma sátira-homenagem ao seriado Jornada nas Estrelas. Funciona bem até mesmo como um episódio de Jornada. O roteirista Charlie Brooker conseguiu fazer o que parecia impossível: unir a utopia de Jornada com a distopia tecnológica de Black Mirror.

3 - Episódio 6: Black Museum
Esse é o episódio de contos da temporada. Como sempre, consegue unir mais de uma história em uma única trama em um museu com diversas referências aos outros episódios. Roteiro redondo, com virada final surpreendente, bem ao estilo Além da Imaginação.  

4 - Episódio 3: Crocodile
Trama policial do tipo em que um crime pequeno leva a um outro crime maior, que leva a outro e outro etc, no estilo Cova Rasa ou Durval Discos. A ironia do destino do final é outro elemento que lembra muito Além da imaginação.


5 - Episódio 2: Arkangel
Uma mãe, após quase perder a filha, resolve implantar nela um chip de controle, mas, como era de se esperar em Black Mirror, isso logo se torna um pesadelo quando a necessidade de controle se torna um vício para a mãe. Apesar da premissa interessante, algo não funcionou tão bem no episódio.


6 - Episódio 5: Metalhead
Distopia tecnológica sobre um mundo em que robôs perseguem humanos. A trama acompanha uma mulher tentando escapar de um cão-robô. É um bom triller, mas nada além disso. Destaque para a ótima fotografia, que valoriza a história.


Algo a se dizer sobre essa quarta temporada de Black Mirror é que até os episódios mais fracos são muito melhores que a maioria dos filmes lançados recentemente. Charlie Brooker é, provavelmente, o melhor roteirista da atualidade e a série criada por ele mostra que os bons roteiros migraram da tela grande para a telinha. 

Sem comentários: