terça-feira, janeiro 05, 2021

Teocracia em vertigem



Há algum tempo o canal Porta dos Fundos tem realizado especiais de natal cuja popularidade é toda calcada na polêmica. Esse processo culminou com o especial de 2019, o mais polêmico e o de maior sucesso. Ao mostrar Jesus como homossexual, o grupo despertou a fúria dos fanáticos religiosos (curiosamente o Jesus bêbado do especial de 2018 não causou tanta hojeriza). A situação tornou-se até mesmo caso de polícia – quando a produtora do grupo sofreu um atentado.

Assim, era de se esperar que o especial de 2020 fosse ainda mais polêmico.

Entretanto, o caminho escolhido pelo grupo foi exatamente o oposto: contar a histórial real de Jesus, com os principais fatos relatados na Bíblia.

O especial foi construído como um documentário, feito após a morte de Jesus, com depoimentos das pessoas envolvidas. Considerando-se que vivemos um momento de pandemia, foi uma escolha acertada: a maioria das cenas traz apenas um, no máximo dois atores.

E, na essência, o que esse mocumentário (documentário falso) mostra é o que está na Bíblia: Jesus foi preso, torturado e morto em uma trama envolvendo poderosos da época e e a religião oficial; o povo preferiu votar para soltar o criminoso Barrabás; Judas trai Jesus em troca de dinheiro etc.

O humor surge de situações específicas, como Jesus usando seus poderes quando jovem, em brincadeiras infantis ou o centurião argumentando que não houve violência policial. Uma das melhores cenas é a que envolve o que seria um programa policial da época, mostrando Jesus como bandido, que merecia morrer: “Você já viu gente de bem crucificado?”, pergunta o apresentador. Outra fonte de humor são as referências a fatos recentes, como as rachadinhas ou os guardiões do Crivella.

Então parecia que o Porta dos Fundos finalmente tinha acertado, com um especial em que o foco era o humor e não a polêmica... além da estrutura narrativa criativa e surpreendente. Mas, na sequencia final, a estrutura de documentário é jogada no lixo e substituída por um vídeo-clipe que simplesmente não se encaixa com o restante. Uma pena. 

Para assistir, clique aqui

Sem comentários: