sexta-feira, agosto 13, 2021

A estratégia do pássaro cuco

 

Pássaro alimentando um filhote de cuco.


Dentre todas as estratégias de sobrevivência das aves, a dos pássaros cuco é talvez a mais interessante e cruel: eles não criam seus filhotes. Ao invés disso, colocam seus ovos nos ninhos de outros pássaros e tiram os ovos que estavam lá. A programação genética faz com que esses pássaros cuidem de tudo que está no ninho e ignorem o resto. Dessa forma, o pássaro cria o filho do cuco. Resumindo: o cuco se apropria do ninho de outro pássaro, fazendo-o criar os pequenos cucos enquanto os filhos originais do pássaro morrem do lado de fora do ninho.
Tenho observado que essa estratégia tem sido usada no Brasil pelos adeptos do Bocadesacola: eles se apropriam de grupos dos mais variados, de vendas a esportes, usando-os para difundir suas ideias enquanto o verdadeiro do assunto desses grupos morre fora do ninho.
Em grupos de quadrinhos, por exemplo, eles publicam algo muito polêmico, na maioria das vezes com um tema que não tem nada a ver com quadrinhos. Todo mundo que é contra vai lá comenta, discute, curte com carinha de raiva etc. O robozinho do Facebook pensa: opa, essa postagem é popular - e coloca ela em destaque. Postagens assim ficam em destaques nos grupos por semanas, como se fossem outdoors digitais divulgando aquele ponto de vista e conseguindo adeptos.
Nos comentários das matérias jornalísticas, eles conseguem a mesma coisa. E os críticos do bozo vão lá, comentam, curtem, vira discussão e aquele comentário fica em destaque na matéria, mesmo para que não abriu os comentários – lembrando que muitas pessoas não lêm a matéria, mas apenas os comentários de maior destaque. Foi assim que eles conseguiram emplacar “verdades” como “o nazismo é de esquerda” ou “nunca houve ditadura militar no Brasil” ou "você não se preocisa tomar cuidados para não pegar covid porque existe remédio mágico que cura a doença".
Em alguns casos de grupos de vendas, eles chegam ao ponto de sequestrar o grupo, ao ponto de todas as postagens de destaque serem deles. Recentemente saí de um grupo de vendas porque não conseguia ver mais nada à venda: tudo em destaque eram postagens desse grupo político.
O mesmo acontece também com grupos de esportes, inclusive de WhatsApp. Eu participava de um grupo de bandminton que foi sequestrado pelos bocadesacolistas. Chegou num ponto em que praticamente todas as mensagens eram favoráveis ao presidente. Enquanto isso, o assunto badminton morria fora do ninho.  O mesmo aconteceu com um grupo de corridas do qual minha esposa participava. 
A estratégia do pássaro cuco é uma das razões pelas quais os comentários deste blog são bloqueados. Se eu deixar, eles encheem as caixas de comentários de propagandas do Bocadesacola até mesmo em matérias sobre assuntos que não têm nada de polícia. Quando não, são propagandas de "remédios mágicos" para covid defendidos por políticos.  
Curiosamente, este blog existe desde o governo FHC e jamais havia visto fenômeno parecido com adeptos de qualquer outro presidente. 

Sem comentários: