sexta-feira, agosto 13, 2021

Fundo do baú: Scooby Doo

 



Scooby doo é um desenho animado criado pelo estúdio Hanna Barbera em 1969.
É o segundo desenho animado com mais temporadas da TV mundial, perdendo apenas para Os Simpsons.
Tudo começou quando o diretor da rede BBS Fred Silverman pediu à Hanna Barbera um seriado que misturasse humor e mistério. Entretanto, os primeiros desenhos eram muito assustadores e foram rejeitados.
O formato definitivo só surgiu quando Silverman ouviu a canção "Strangers in the Night", de Frank Sinatra. Em determinado trecho, Sinatra canta "dooby dooby doo". A partir daí tiveram a ideia de colocar como astro da nova atração um cachorro e chamá-lo de Scoob Doo (e seu famoso bordão, que reproduz o verso de Sinatra: Scooby dob doo!).
O roteiro foi baseado no famoso livro O cão de Barkesville, uma história de Sherlock Holmes. Na história escrita por Arthur Conan Doyle um cão fantasmagórico aterroriza uma vila inglesa, mas ao final descobre-se que era apenas um plano de bandido para ficar com a propriedade.
Assim, a trupe anda pelos Estados Unidos em uma Kombi colorida, a mistery machine, e resolve casos em que um fantasma ou mostro se revela um vilão com objetivos escusos.
Além do cachorro, o elenco ganhou um galã, Fred, uma mocinha, Daphne, o atrapalhado Salsicha e a nerd Velma, que, apesar de toda a sua inteligência, vivia perdendo seus óculos nos momentos mais inoportunos.
Algumas das falas do seriado se tornaram muito populares, como a dita pelos vilões ao final do episódio: “Se não fossem esses garotos intrometidos eu teria conseguido”. 
Sempre houve o boato de que o personagem Salsicha fumava maconha – afinal, além de avoado, ele estava sempre com fome. No filme dos personagens, inclusive, o roteirista fez várias piadas com isso. 

Sem comentários: