domingo, agosto 22, 2021

Fundo do baú – Fuga do século 23

 


Logan's run (Fuga do século 23) foi um filme de 1976, dirigido por Michael Anderson, que contava a história de uma cidade futurista governada por robôs, a cidade dos domos, protegida da radiação após uma guerra nucelar. Logan's run conta a história de uma cidade hermeticamente fechada onde as pessoas vivem para o prazer. Mas há um porém. Ao chegarem aos 30, todos precisam ser "renovados". A renovação acontece durante um evento chamado carrossel em que as pessoas, flutuando no ar, são atingidas por raios que supostamente teriam a capacidade de renová-los. Na verdade, as pessoas são mortas para dar lugar a crianças e sua carne é serve de comida para os habitantes dos domos. 
Para cada criança que nasce, uma pessoa deve morrer. A estratégia é uma forma de controle populacional imposto pelas máquinas que governam a cidade e convencem os cidadãos de que 30 anos é idade máxima que se pode viver. Logan é um patrulheiro, uma das pessoas que perseguem e matam os que tentam fugir da renovação no carrossel.
Dois habitantes fogem e são perseguidos pelos policiais. Essa distopia fez tanto sucesso  no cinema que os produtores do seriado As panteras resolveram transformar a história em uma série, que no Brasil se chamou Fuga das   estrelas para aproveitar o sucesso de Guerra nas estrelas. O seriado se focava na fuga e tinha um personagem a mais, o androide REM, criado também para aproveitar a popularidade de star wars, mas que criava uma tensão interessante, já que os dois protagonistas estão fugindo de robôs e o possível aliado pode ser um espião. 
O seriado, que tinha roteiros de gente como DC Fontana e Harlan Elisson, estava muito além da compreensão do público da época e durou apenas 14 episódios. No Brasil fez um sucesso relativo passando à tarde, na Band. Aqui ganhou dois nomes diferentes, ambos sem relação nenhuma com a trama: Fuga das estrelas (para aproveitar o sucesso de Guerra nas Estrelas) e Fuga do século 23. 

Sem comentários: