sábado, setembro 18, 2021

Hulk: um herói a cada dia

 


Publicada na revista Hulk 39 da edtora Abril, “Um herói a cada dia” é um ótimo exemplo das razões pela qual a dupla Bill Mantlo e Sal Buscema criaram a mais longeva e mais elogiada fase do gigante verde.  
A história se passa em um futuro apocalíptico em constante guerra em que pessoas têm como único objetivo matar e destruir. Um desses guerreiro é acertado por um raio gama e enviado ao passado, indo parar exatamente no laboratório onde Bruce Banner faz suas pesquisas e, claro, entra em conflito com o Hulk.
É o tipo de história que só poderia ser publicada na Marvel da Era de Bronze. Mais do que uma boa aventura, é um libelo pela paz e uma metáfora sobre como os soldados são doutrinados de forma a matarem sem nem mesmo saberem porque o fazem.
O “herói”  do título faz parte da crítica e tem sentido irônico.
O texto, mesmo resumido, guarda sua força “Na noite passada, o campo de batalha foi sua cama e os gases venenosos que pairam sobre ele foram seu corbertor. Para a café da manhã, uma injeção intravenosa de ração pré-programada. Ontem lutou com garra... hoje vai ter que ser melhor ainda, pois recebeu uma menção honrosa e foi declarado herói do dia (...) Um soldado apenas obedece ordens.

Sem comentários: