quinta-feira, outubro 14, 2021

Conan no jardim dos condenados

 


Conan tinha uma apitidão nata para se meter em confusões. E uma apitidão ainda maior para sair delas. Em qualquer situação em que outra pessoa pensaria: “Melhor não me meter nisso, é roubada na certa”, Conan entraria de cabeça.
Em o jardim dos condenados, publicado em Conan the barbarian 41, o bárbaro está chegando em uma cidade quando vê uma multidão perseguindo uma linda mulher. Ela se aproxima de um homem e pede ajuda, ao que ele retruca: “O quê? Você... você é Zhadorr!” e empurra a mulher. O que faz o cimério? Coloca-se a favor da mulher e foge com ela da cidade, perseguido pela mesma turba do início.
Conan não pode ver um perigo que já quer se meter. 

Zhadorr lhe indica um oásis no meio do deserto onde poderão ficar por algum tempo. Sucedem-se vários perigos, até a reviravolta final que mostra bem porque nos tempos hiborianos não se podia confiar em uma mulher.
A dupla Buscema-Chan mata a pau nessa splash page. 

Roy Thomas nasceu para escrever Conan e manobra bem o roteiro tornando totalmente incrível e empolgante essa trama fantástica. Mas metade do crédito deve ser dado a John Buscema e Ernie Chan. Desculpem o trocadilho, mas essa é uma dupla verdadeiramente bárbara, cujo ápice nessa história acontece na splash page, quase no final. Para dar ainda mais impacto para a cena, Buscema vez a imagem virada, ocupando todo o espaço horizontal, algo raramente visto nos quadrinhos de super-heróis, mas que funciona muito bem nessa HQ.
Essa história foi publicada no Brasil em Heróis da TV 67.  

Sem comentários: