domingo, junho 25, 2023

Guia de viagem: Salvaterra e Soure



 Salvaterra e Soure são duas cidades turísticas da região do Arari, na ilha de Marajó. As duas cidades se destacam principalmente pelas belíssimas praias, destino de turistas do mundo inteiro. 

Outra atração é a culinária: o queijo de leite de búfala produzido nessa região é premiado internacionalmente. Além doce de leite é um dos melhores que já experimentei. Além disso, em todas as praias é possível apreciar deliciosos pratos com peixe.  

A região é próxima de Belém, de modo que a viagem de lancha demora aproximadamente três horas. A lancha sai do terminal hidroviário de Belém e conta com ar condicionado e lanchonete. A passagem custa em média 50 reais o trecho. Para quem vai de moto ou carro, o caminho é pegar a balsa no porto de Icoaraci, pela empresa Banave. 

Nós já fomos três vezes e nas três ficamos em Salvaterra, na pousada Açaí, um dos que têm preço mais em conta. O taxista que nos levou disse que era o mais distante da praia, mas como a maior parte da praia é composta de pedras, inviável para banho, a distância do Açaí para a parte boa da praia é praticamente a mesma dos outros hoteis. 

Em Salvaterra, além da praia da orla da cidade, conta com as praias de Joanes e de Água Boa. 

Em Soure, as atrações são as praias do Pesqueiro e Barra Velha. Se decidir se hospedar em Salvaterra, a travessia para Soure é feita através de pequenos barquinhos que saem o tempo todo. É necessário pegar um taxi até o porto e depois do centro de Soure para as praias. Quando fomos, o próprio pessoal do hotel fez o translado até o porto e em Soure combinamos com um taxista, que nos levou até a praia do Pesqueiro, combinamos o horário, ele foi nos buscar e nos levou até a praia da Barra Velha, indo nos pegar de volta no final do dia. É um roteiro que vale a pena, pois as praias são muito bonitas. 

Logo que chegamos, um taxista de Salvaterra ofereceu nos levar para as praias de Soure e cobrou 300 reais. Não vale a pena. Esse foi o valor total que gastamos, incluindo comida. 


Salvaterra


Um passeio obrigatório é no lombo do búfalo. 


A praia da Água Boa tem paisagens belíssimas. 
Uma dica na praia da Água Boa é comer o peixe com queijo do marajó. O prato individual custa 40 reais. 

Salvaterra tem uma particularidade: uma rua com uma árvore no meio. 


Retrô café é um bom local para lanchar. Eles também servem refeições. Fica no centro da cidade. 


Soure 


A travessia de Salvaterra para Soure é feita em pequenos barcos. 

A praia do Pesqueiro é uma das mais frequentadas da região. 


A Praia do Pesqueiro é caracterizada pelas barraquinhas com telhado de palha. 
Peixe frito é a especialidade dos restaurantes. 


A praia da Barra Velha é caracterizada por árvores com raízes expostas. 


Na cidade de Soure uma boa dica é a Fazendinha Buba. Não deixe de experimentar a tapioca ou pão com queijo do marajó. 


Sem comentários: