sábado, fevereiro 09, 2008

Psicopatas: modus operandi e assinatura

O modus operandi é a forma como o criminoso comete o crime. É dinâmico e maleável, na medida em que o infrator ganha experiência e confiança.
Um ladrão novato pode entrar em uma casa quebrando a vidraça. Esse é o seu modus operandi. Ele pode perceber que o método anterior é arriscado, pois chama atenção e torna o roubo arriscado e apressado. Numa próxima vez, ele pode levar equipamentos que tornem o arrombamento mais garantido e silencioso, mudando assim seu modus operandi.
Ao contrário do modus operandi, a assinatura nunca muda, pois faz parte da fantasia do psicopata e é sua forma de dizer que aquele crime é de sua responsabilidade.
Todo psicopata sente orgulho de suas ações e sente que fez uma espécie de obra de arte. Alessandro Marques Gonçalves, que se fazia passar por médico, não escondeu a cabeça quando foi preso. Ao contrário, deixou-se filmar à vontade.
O promotor de eventos Michael Alig era querido por todos e foi o grande responsável por difundir a cultura clubber em Nova York, organizando festas itinerantes. Em 1996 ele matou um amigo em sua casa. Quando o corpo começou a feder, ele retalhou-o em pedaços e jogou os restos no rio Hudson. Dias depois num programa de TV, o promotor simplesmente contou o que tinha feito em detalhes, orgulhoso. Os jornalistas não acreditaram, mas pouco tempo depois a polícia achou os resto do corpo no rio.
Quando Francisco das Chagas, responsável pela morte e esmaculação de vários meninos no Pará e Maranhão, foi preso, um outro preso pediu que ele assumisse o assassinato de uma criança que ele havia matado. Chagas ficou indignado: "Eu não mato desse jeito. Não vou assumir nunca o seu crime. Você paga o seu e eu pago os meus".
A assinatura é a expressão do orgulho que os psicopatas têm de seus crimes. Em Macapá um assaltante costumava defecar na sala das casas das vítimas. Essa era sua assinatura.
Alguns exemplos de assinaturas são:
- Manter atividade sexual em uma ordem específica;
- usar repetidamente um tipo de amarração em suas vítimas;
- Infligir a diferentes vítimas o mesmo tipo de ferimento;
- Dispor o corpo da vítima de uma maneira peculiar e chocante;
- torturar ou mutilar suas vítimas através de um ritual.
No filme Seven, a assinatura do psicopata eram as mensagens relacionadas aos sete pecados capitais. Em jogos mortais, a assinatura é o fato do psicopata colocar a vítima em situação em que ela tenha que lutar por sua vida.
Ilana Casoy, no livro Serial killer: louco ou assassino? Dá um exemplo para distinguir o modus operandi da assinatura.
Um estruprador entra em uma residência e encontra um homem e uma mulher. Manda que o marido deite no chão de barriga para baixo e coloca uma xícara com píres sobre suas costas. Diz que se ouvir que seu ouvir barulho da xícara caíndo, mata a esposa e, em seguida, dirigi-se ao quarto com a mulher e a estupra.
Outro estuprador entra numa casa e encontra uma mulher sozinha. Faz com que ela ligue para o marido, usando qualquer desculpa, fazendo com que ele venha para casa. Quando o marido chega em casa, o criminoso o amarra e o faz asssistir ao estupro da esposa.
O primeiro estuprador tem um modus operandi, mas não uma assinatura. Seu objetivo é simplesmente violentar a mulher sem ser ameaçado pelo esposo.
O segundo estuprador tem uma assinatura. Ele não quer apenas estuprar a mulher, quer fazer isso na frente do marido, como forma de humilhar e controlar os dois, algo que faz parte de suas fantasias.

3 comentários:

Anónimo disse...

O que realmente me assusta nos psicopatas é o fato de que, enquanto não matam ninguem ou são pegos na mentira, as pessoas os adoram e admiram.
Uma das caracteristacas deles é Eles tem baixissima tolerância a frustração. Eles querem tudo JÀ, sem ter que trabalhar, esperar ou plantar nada. Eles querem dinheiro,festas, fama e poder em altas doses, e eles querem AGORA. Detestam ser contrariados até nas minimas coisas.
E esta é exatamente uma das maiores caracteristicas da sociedade moderna;

Meu nome não é Johnny.

Anónimo disse...

Perfeito o seu comentário, Anonimo!

Unknown disse...

Agora nas empresas, vão fazer o perfil psicólogico dos candidatos, pois eles são aquelas pessoas que tornam a vida das pessoas um inferno. Começam puxando o saco dos chefes, entregando os colegas de trabalhos, ou inventando. Puxa tapete mais tarde do próprio chefe.