quarta-feira, abril 02, 2008

Comentários


Os comentários feitos neste blog passam por uma aprovação do blogueiro. Acionei essa ferramenta do blogspot na época em que a Alcinea Cavalcante foi processada pelo Ned Flanders por causa de um comentário de um leitor. Na mesma época, um blogueiro foi processado por uma empresa por causa de um comentário feito em um post antigo. Assim, o mecanismo de aprovação serve para separar o joio do trigo, deletando comentários ofensivos ou que venham a provocar um processo por parte de quem quer que seja.

É bom deixar claro que não uso a ferramenta para deletar comentários de pessoas que discordem de mim (desde que ela não usem palavrões ou ofendam terceiros).

Já aconteceu caso de eu não ter entendido o conteúdo da mensagem e, com medo dela ser uma ofensa codificada a alguém, deletar. Para evitar isso, sejam claros em seus comentários e evitem comentários anônimos.
Aproveite e compre a oitava temporada dos Simpsons no Submarino a apenas Por: R$ 89,90

1 comentário:

joshua disse...

Concordo com a tua prudência, Gian, já que a história aí prova a tendência para o judicialismo em cima da opinião e do comentário na Blogosfera, o que pode incutir medo, encolhimento e falta de ousadia na hora de denunciar abusos, devo sublinhar.

Eu uso a mesma ferramenta de filtro do comentário, mas é por ter sido insultado, por ter visto sabotado o meu blogue com comentários horrorosos, palavrões asquerosos e injustificados, envolvendo a minha mulher (brasileira) e a nossa filha.

Filtrar dissuade inimigos mais pertinazes.

Em Portugal, porém, a bloga goza ainda de uma liberdade suficiente que lhe permite passar incólume perante alguns excessos anónimos ou com rosto. Talvez eu mesmo em muitas ocasiões me tenha excedido também, mas jamais sob o anonimato. O fenómeno é tão novo que as estremas aparecem demasiado fluidas, esbatidas de mais. O tempo trará a clarificação de fronteiras entre o lícito e o ilícito.

Mesmo um grande blogger português, ABC do blogue DO PORTUGAL PROFUNDO, processado pelo Governo Português, ganhou a questão. A bloga ainda não é esmagadora nas sociedades, ainda não gera mecanismos de pressão esmagadora sobre o Poder Político que vai gozando da geral impunidade graças ao Controlo que exerce sobre os Media Tradicionais (Jornais, TV). Mas este reinado absoluto está a ser posto em causa pela Blogosfera, onde a opinião livre, a observação dos homens e o estudo aturado dos livros, dão frutos em geral independentes, originais, torrenciais.

Há excessos, erros, precipitações, visões parcialísticas entre os bloggers de todo o mundo? Claro. É o humano na sua essência com a boca no trombone e pleno acesso a ele. Mas no geral a cidadania e a preocupação activa com a acção dos governos, a construção literária e cultural, a virtualização de conteúdos outrora em suportes físicos precários, é sumamente positiva. Essa Acção tem de ser vista como Fecunda, Rica, Óptima, Positiva, um Húmus Húmido que vai fecundando e unindo o Planeta, para além do trigo e do joio. Porque os cidadãos do mundo têm um Pacto pela Paz. Porque os cidadãos do mundo, gotículas de sensibilidade podem ter uma Acção mais concertada e mais eficiente julgando os factos do agir político e vestindo o fato-macaco da opinião que aperfeiçoa essa acção, a corrige e lhe dá uma perspectiva bem mais alargada e holística.

O que me parece é que a clareza e a identificação não são suficientes para evitar a ofensa. Sempre haverá a ofensa, a perseguição gratuita, a maldade.

É preciso Justiça. Havendo Justiça e menor fosso entre sectores da sociedade, naturalmente as inconveniências verbais poderão desaparecer ou pelo menos saudavelmente minimizadas.

Cacto da Palavra, Mandacaru do Verbo, joshuam, este teu novo leitor e admirador:

PALAVROSSAVRVS REX